sábado, 28 de junho de 2014



Oii Galera, tudo beleza? Bom hoje vim compartilhar com vocês, mais uma dica para deixar os cabelos super brilhantes, hidratados e macio.


Muita gente não sabe como o vinagre de maçã é bom para os cabelos, então resolvi fazer um post exclusivamente para falar disso...
Para saber como cuidar de seus cabelos, é imprescindível que você entenda o que é pH e como ele age nos fios.

Vamos lá?!
 
O pH do cabelo gira em torno de 4,5 a 5,5. Portanto, se você aplicar um produto com um pH maior que esse, ele abrirá as escamas dos fios. É por isso que os shampoos anti-resíduos possuem o pH mais elevado, pois a função deles é abrir as cutículas para fazer uma limpeza mais profunda.
Em casos de processos químicos como coloração e alisamento, a abertura das escamas se faz necessária, para que as substâncias possam penetrar nos fios. E por esse motivo, são utilizados produtos com pH elevado, acima de 7,0.
Porém, o lado ruim dessa história, é que as escamas abertas não deixam os fios reter água, ocasionando um ressecamento e uma futura porosidade nos mesmos.



É aí que entra o vinagre de maçã



Seu pH gira em torno de 2,5 a 2,9. Super baixo não é? E como já sabemos um pH baixo ajuda a equilibrar o pH dos cabelos e selar as suas cutículas, melhorando assim a porosidade, e devolvendo brilho aos fios. Portanto, o vinagre é um ótimo acidificante, muito utilizado para tratar dos cabelos.
 
Porque o vinagre de maçã?

O vinagre mais utilizado para fins medicinais e estéticos é o vinagre de maçã. Pois os vinagres originados da fermentação de frutas são os mais antioxidantes. Resumindo, o vinagre de maçã é o menos ácido de todos.

E tem até um ditado, que diz:


“ Quem come uma maçã por dia, mantém o médico longe.”

( Eu como! \0/... mas eu gosto daquela vermelhona sabe? Igual à da Branca de Neve...hehe)



Portanto, o vinagre de maçã é sem dúvida o vinagre mais saudável!








Quanto ao cheiro, não vou te enganar não...na minha opinião, não é muito bom! Dizem por aí que quando o cabelo seca o o cheiro sai...mas não é isso que acontece nos meus. E mais uma vez, não dá pra generalizar, até porque o olfato de cada um, também difere de grau.

Como usar o vinagre de maçã nos cabelos?


O ideal, é que se utilize o vinagre após lavar os cabelos com shampoo, no meu caso vocês já sabem que só uso shampoo transparente né? Hum!


O vinagre vem como último enxágue e pode servir como condicionador também. Por isso, ele deve ser diluído em água. É só deixar um recipiente preparado com água e vinagre e antes de sair do banho, jogue nos cabelos e não enxágue mais. 

Lembrando que se for fazer isso, melhor fazer com a cabeça voltada para frente e para baixo, senão seu corpitcho todo vai ficar cheirando a vinagre...hehehe.



"Dica: adicione 1 colher de sopa de mel nessa mistura, para dar mais emoliência e tirar o frizz."
 
O enxágue com água e vinagre também pode ser usado após a máscara de tratamento, ou junto com o condicionador. 
Obs: Já li, que tem gente que passa ele puro nas pontas, sem diluir. Nunca fiz, então não sei se é bom.

Eu prefiro usar um borrifador por ser mais prático, ok! Antes do banho, eu já deixo preparado um borrifador contendo água gelada com vinagre (25ml de vinagre para cada 100ml de água). A água gelada ajuda a selar mais a cutícula e consequentemente proporciona mais brilho ebaaa, tudo que nós queremos né meninas! E borrifo nos fios como um finalizante, com os cabelos ainda úmidos.

*Agora vai uma dica para amenizar o cheiro do vinagre; pingue umas gotinhas de óleo essencial dentro da água com vinagre. Eu gosto do de lavanda, mas tem várias opções.

*Outra opção também é em vez de misturar o vinagre com água, misturá-lo com um chá de ervas.

Faça um chá com ervas e depois de pronto coloque na geladeira. Depois quando for usar, é só misturar o vinagre e enxaguar a cabeça, ou aplicar nos cabelos com o borrifador. Eu gosto de usar o alecrim, que é um estimulante do crescimento capilar hahaa.


É isso meninas, o cheiro pode até ser ruim, mas que o “bichim” é porreta, ahh isso é!!!


Gostaram?!
Beijos *-*





4 comentários:

  1. Que bom Ana Carla, faz sim o cabelo fica ótimo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?
    Preciso dizer que achei ótimo você falar sobre PH é uma coisa tão fundamental e na maioria das vezes nem é mencionado. Também preciso dizer que hoje mesmo vou comprar vinagre de maçã porque olha fiquei apaixonada por esse aqui e depois venho aqui contar se deu certo.
    Beijos,
    http://penacomtinta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Tudo ótimo querida!
    Faz sim e depois me conta o que achou rs.
    Beijão!

    ResponderExcluir

Quem Escreve

Tecnologia do Blogger.

Pesquise Aqui

Seguidores

Curte?!!

Passaram por Aqui